sábado, 19 de março de 2011

Vida e Carreira de Dulce Maria

Dulce María Espinosa Saviñón[1] (Cidade do México, 6 de Dezembro de 1985) é uma atriz, cantora e compositora mexicana, que fez diversos trabalhos na TV e no Cinema, além de ter participado de diversos grupos musicais, sendo um dos mais importante, o grupo RBD[2][3]. Após o fim deste grupo, em 2008[3], Dulce assinou contrato com a gravadora Universal Music, pela qual lançou seu álbum solo de estréia, Extranjera.[2]

Índice

Início

Dulce María Espinosa Saviñón nasceu no dia 6 de dezembro de 1985, na Cidade do México, Distrito Federal.[1] Ela tem duas irmãs, Blanca e Claudia. Quando criança, Dulce começou a fazer comerciais de televisão, e em 1993, com 8 anos, ela foi lançada através do programa de TV Plaza Sésamo, que no Brasil é conhecido como Vila Sésamo e nos Estados Unidos como Sesame Street. Mais tarde, ela participou do elenco de El Club de Gaby, e também participou de vários especiais no Discovery Kids Mexicano.[1] Ela então começou a trabalhar em telenovelas da emissora Mexicana Televisa, mas descobriu sua verdadeira paixão, a música.

Carreira Musical


Dulce María durante concerto em 2008.
Em 1996, Dulce se juntou ao grupo musical Mexicano KIDS. Eles eram muito populares entre as crianças no México e lançaram dois singles de sucesso, La Mejor de tus Sonrisas e Prende el Switch. Em 1999, ela decidiu deixar o grupo, por motivos pessoais.[1] Após sua saída do grupo, Dulce e seu então namorado, Daniel Habif, também ex-membro do KIDS, decidiu começar seu próprio grupo, chamado D&D. Eles gravaram cinco músicas, mas por razões desconhecidas, se separaram. No início de 2000, ela substituiu Angie em outro grupo, chamado Jeans, um grupo pop Latino composto apenas por mulheres. Ela saiu depois de dois anos para estrelar a novela Clase 406, produzida por Pedro Damián.
Dulce voltou a atuar em novelas Novelas, e acabou por ser escalado como um dos principais personagens da Rebelde. O sucesso dessa novela foi grande, sendo assim, lançado o grupo RBD. Até hoje, o grupo lançou 9 álbuns de estúdio, incluindo álbuns em Espanhol, Português e Inglês. Eles venderam 50 milhões de álbuns em todo o mundo, e viajaram por todo o México, América do Sul, Norte e Central , Europa, Ásia, Àfrica. Em 15 de Agosto de 2008, o grupo divulgou um comunicado oficial, dizendo aos fãs que tinham decidido se separar. Eles fizeram uma última turnê, que terminou no mesmo ano. Após a dissolução do RBD, Dulce anunciou que começaria a gravar a partir de 2009 como artista solo.[4] O álbum será lançado em 2010.
Em 25 de Novembro de 2008, ela gravou um dueto com Tiziano Ferro e Anahí, chamado El Regalo Más Grande.
Em 2009, ela gravou duas novas músicas para a novela, Verano de Amor, chamadas El Verano e[5] Déjame Ser. Dulce também colaborou com Akon para remixar a canção Beautiful. Mais tarde, eles cantaram a música juntos em um show de rádio de 2009, El Evento 40.
Ela lançou seu 1º single da carreira solo no dia 17 de Maio de 2010, chamado "Inevitable". O vídeo da música foi lançado no dia 24 de Maio, mostrando um tipo de sonho, onde o personagem principal vive um amor inevitável com Dulce María. O vídeo foi dirigido pelo diretor argentino Francisco d'Amorim Lima.
No dia 15 de julho de 2010 fez sua primeira apresentação solo, nos Premios Juventud, em Miami.
No dia 10 de fevereiro de 2011 lançou via twitter o video clipe de seu 2º single Ya No, no clipe Dulce María briga com seu namorado.

2010: Extranjera


Dulce María dando autográfos em julho de 2010, em estúdio dos Estados Unidos, para promover o single Inevitable.
Dulce María esteve em estúdio em dezembro de 2009 gravando algumas das músicas que farão parte de seu primeiro álbum solo, com lançamento marcado para o dia 9 de novembro de 2010. Através de seu perfil no Twitter, a cantora disse gravar quatro músicas por dia, na média - as quais, segundo ela, estão muito boas. Durante o processo de gravação, Dulce manteve contato com seus fãs através de, principalmente, seu perfil no YouTube - onde postava as demos das canções que poderiam entrar para tracklist do CD, além de vídeos de seu dia-a-dia. Foi lançado no dia 24 de maio de 2010 o primeiro vídeo do seu CD solo, vindo da canção Inevitable, o qual alcançou, em menos de quatro meses, mais de cinco milhões de exibições no Youtube. No dia 17/12/2010 Dulce venceu no portal brasileiro G1, ela foi eleita artista do ano 2010.Do total de 131.591 votos, Dulce María foi apontada como a melhor por 33.677 votos, ficando com 26% da preferência dos leitores na enquete.

Trajetória na Música

  • 1996–1998: Kids
  • 1999–2000: D&D
  • 2001–2002: Jeans
  • 2003: Clase 406
  • 2004–2008: RBD

Turnês

Trabalhos Paralelos

Campanhas Publicitárias

Dulce fez diversos comerciais, tanto sozinha quanto com o RBD, entre eles estão os anúncios para Always, Danoninho, Giraffas, Kinder Bueno, Leche Nido (Leite Ninho) e Vick Vaporub. Na sua adolescência, fez propagandas contra o uso de drogas e contra maus tratos infantis. Junto ao RBD, o principal anunciante era a Pepsi. Atualmente, mantém extensos e importantes contratos com a Cklass, empresa que vende roupas e calçados, e com a Garnier, muito conhecidas no México.

Compositora

Como compositora, compôs a música Quiero Poder, interpretada por ela mesma com participação de Christopher Uckermann - Que mais tarde faria parte da trilha sonora de RBD: La Familia, série protagonizada pelo RBD - e Te Daría Todo, também gravada junto a banda.
Em seu último álbum com a banda, Para Olvidarte De Mí, saíram mais duas de suas composições: Lágrimas Perdidas e Más Tuya Que Mía. Sendo a primeira um solo e a segunda cantada juntamente com suas companheiras de grupo - Anahí e Maite Perroni.

Escritora - Livro Dulce Amargo

Em 2008, Dulce publicou um livro de poemas escritos pela própria, o qual deu o nome de Dulce Amargo e conta com ilustrações de sua autoria. Dulce conta em suas entrevistas que sempre escreve todos os dias, e que durante suas turnês com o grupo RBD, quando podia, escrevia seus sentimentos e guardava-os, até que um dia lhe bateu a vontade de compartir algumas coisas de que escreveu com seus fãs. Um pouco mais de 7 mil pessoas foram ao lançamento da obra, no México, e mais tarde este chegou a outros países - sendo divulgado mundialmente por diversas editoras em mais de um idioma, podendo ser considerado um sucesso de vendas. Todo esse talento também se deve ao fato de sua familia ter raízes artísticas, já que a avó de Dulce é prima da famosa artista plástica mexicana Frida Kahlo. Em 2010, Dulce pretende lançar mais um livro de sua carreira como escritora.

Filmografia



Discografia

Álbuns de estúdio
  • 2010: Extranjera - Primera Parte
  • 2011: Extranjera - Segunda Parte

Prêmios (Solo)

Vida e Carreira de Belinda Peregrín




Belinda Peregrín

Belinda

Belinda durante apresentação na Nicaragua, em 2007.
Informação geral
Nome completo Belinda Peregrín Schüll
Apelido Beli[1]
Nascimento 15 de Agosto de 1989 (21 anos)
Origem Madrid, Madri
País  Espanha
Gêneros Pop, pop rock, pop latino, power pop, electropop
Ocupação Cantora, dançarina, compositora, produtora, diretora e editora de videoclipes
Instrumentos Vocal, piano e bateria
Outras ocupações Atriz e modelo
Gravadora(s) Sony BMG (2002-2005) EMI Music (2006- Atualmente)
Afiliações Andy & Lucas, Moderatto, Raven-Symoné, Drew Seeley, The Cheetah Girls, Flex, Finley,Luan Santana ePitbull
Página oficial BelindaOnline.com.mx
 
Belinda Peregrín Schüll, mais conhecida simplesmente como Belinda (Madrid, 15 de Agosto de 1989), é uma atriz, cantora, compositora, dançarina, produtora, diretora e editora de videoclipes, e modelo espanhola, naturalizada mexicana[2]. Aos quatro anos, Belinda saiu da Espanha para morar no México, com sua família, onde vive desde então.
Ela iniciou seus trabalhos artísticos estrelando a novela Amigos Para Sempre, da Televisa, onde contracenou com Martín Ricca. Depois disso, atuou em vários telenovelas, entre elas, Cúmplices de Um Resgate, novela que a fez conhecida mundialmente, lançando, inclusive, uma trilha sonora que recebeu indicações ao GRAMMY Latino, fazendo com que a atriz abrisse espaço para uma carreira musical.
Em 5 de Agosto de 2003, ela lança seu primeiro álbum, Belinda, que recebeu disco de ouro na Argentina e no México, onde, recebeu ainda disco duplo de platina e, nos Estados Unidos, platina (disco latino)[3][4][5]. O álbum foi um sucesso, vendendo mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo[6]. Três anos depois, a Disney a chama para participar do filme The Cheetah Girls 2 (br: Feras da Música 2, onde contracenou, entre outras, com Raven-Symoné[7]. Assim como "Cúmplices de Um Resgate", o filme rendeu uma trilha sonora, que alcançou o 5° lugar na Billboard Hot 200[8].
No mesmo ano, lança seu segundo álbum, Utopía, que, rapidamente, rende à cantora e atriz disco de platina pelas vendas no México e rendeu indicações de Melhor Álbum Pop Feminino no GRAMMY Latino. O álbum gerou os singles "If We Were", "See A Little Light" e "Bella Traición", esse último recebeu indicações ao GRAMMY Latino na categoria de Melhor Canção.
Em 23 de Março de 2010, Belinda lançou seu mais recente álbum, Carpe Diem, de onde foi extraído o single "Egoísta", interpretada com Pitbull. O álbum já rendeu um disco de ouro por mais de 30.000 cópias vendidas no México, após dois dias do lançamento. Belinda fez uma participação especial na gravação do segundo DVD do cantor sertanejo, Luan Santana que foi gravado no dia 11 de dezembro de 2010, no HSBC Arena, do Rio de Janeiro.Agora ela atua em Camaleões (Camaleones), novela mexicana, que está sendo exibida no Brasil pelo SBT ( Sistema Brasileiro de Televisão). Em Camaleões ela atua como Valentina, ao lado de Alfonso Herrera, que atua como Sebastião, na novela os dois se passam por irmãos, mas na verdade não são, e passam por um grande romance.

Índice

[esconder]

Biografia

Belinda nasceu na cidade de Madri, filha de Jose Ignacio Peregrin Gutierrez e de Belinda Schull. Sua família se mudou para a Cidade do México, quando ela ainda tinha cinco anos de idade e, passaram a viver lá desde então. Ela possui um irmão mais novo chamado Ignacio Peregrin como o pai, que é mexicano e quando pequeno, atuou no DVD De Fiesta en La Azotea da irmã.[9].

Depois de uma certa idade, Belinda, começou a cantar suas próprias canções e atuar em vídeos caseiros, mas, foi em 2000, com apenas 10 anos, após participar de um teste para uma novela Amigos x siempre (Amigos Para Sempre), produzida pela Televisa, que ela começou a atuar e cantar profissionalmente. Nessa, ela atuou com o cantor e ator argentino Martin Ricca. Posteriormente, Belinda estrelou uma novela chamada "Aventuras No Tempo", em 2001, e no ano seguinte foi escalada para interpretar gêmeas na telenovela Cómplices al rescate (br: Cúmplices de Um Resgate). Originalmente o papel era de Belinda, mas, devido a alguns ocorridos, Daniela Luján a substituiu. Assim como "Amigos Para Sempre", a novela rendeu uma trilha sonora, que foi indicada para o GRAMMY Latino.

Belinda

No dia 5 de agosto de 2003 Belinda lançou seu primeiro álbum homônimo, que obteve sucesso de vendas na América Latina e, principalmente, no México. Com uma marca de mais de 2 milhões de cópias vendidas em todo o mundo[6], ela ganhou um certificado duplo de platina e de ouro no México[3], um de ouro na Argentina[4] e um de Platina nos Estados Unidos[5]. No mesmo ano, a cantora lançou o DVD "Fiesta En La Azotea: En Vivo Desde El Auditorio Nacional", evento que reuniu suas principais canções em um show no Auditório Nacional, gerando, rapidamente, após o lançamento, mais de 100.000 cópias e rendendo a Belinda disco de platina no México[3]. Desde então, foi posto a venda uma edição especial de seu álbum, onde, estava incluida uma nova faixa chamada "No Entiendo", dueto que a cantora fez com a dupla de espanhóis Andy & Lucas.
Em 2004, ela volta a atuar, fazendo uma pequena aparição na telenovela "Coração ao Limite", onde tocou o tema principal de sua própria personagem. No mesmo ano, gravou uma participação em um single de Kumbia Kings, "Quién", especificamente com Pee Wee, para o álbum do grupo chamado "Fuego". No ano seguinte, Belinda trabalhou com diversas participações, incluindo com uma banda mexicana de rock, Moderatto, em seu single "Muriendo Lento", primeiro single do álbum Detector de Metal do Moderatto.
Em março de 2006, Belinda é convidada a participar de um filme produzido pela Disney Filmes, The Cheetah Girls 2 (Feras da Música 2), onde fez interpretou Marisol Durán, sua primeira personagem inglês. O filme ainda conta com as cantoras Raven-Symoné, Adrienne Bailon, Kiely Williams e Sabrina Bryan, essas três últimas formam um grupo após o filme que leva o mesmo nome. O filme estreou no dia 25 de Agosto de 2006 e, rendeu um total de 8,1 milhões de espectadores, tendo ainda sido lançada sua trilha sonora. Essa, por sua vez, alcançou a 5° colocação na Billboard Hot 200[8], vendendo mais de 1,4 milhões de cópias nos Estados Unidos, rendendo um certificado de platina pela RIAA[10].

Utopía

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete utopia
Todos esses ocorridos, antecederam o segundo álbum da cantora que foi lançado apenas no dia 3 de outubro de 2006, intitulado Utopía. Gravado em Los Angeles, o álbum contou com a colaboração de vários compositores e produtores tais como Jimmy Harry, Lester Mendez, Kara DioGuardi e Greg Wells. O mais novo lançamento de Belinda, gerou a mesma um certificado de platina da AMPROFON, México[3]. No final do mesmo ano Belinda, ao lado de vários outros artistas lança o álbum especial de Natal da EMI, Navidad Con Amigos, onde ela interpreta a canção "Rodolfo El Reno De La Nariz Roja", que possui até um videoclipe.
Em abril do ano seguinte, ela participa da canção tema da novela "Garotas Bonitas", que já havia sido transmitida no Brasil pelo SBT em 1993. A canção é uma versão de "Muchachitas", de Lorena Tassinari. Semelhantemente, após participar de alguns episódios da novela Patito Feo (O Mundo de Patty: A História Mais Bonita), grava um dueto chamado "Sueño de Amor", ao lado da cantora argentina Laura Esquivel, para o álbum "Patito Feo: La Historia Más Linda En El Teatro", de Esquivel. No dia 25 de setembro, Belinda re-lança seu álbum Utopía 2, uma edição especial que contém 18 canção em inglês e castelhano, além de um DVD com material inédito. Além disso, ainda em setembro, Belinda grava "Debo Saber" para o filme Barbie Em: A Princesa da Ilha, tendo um videoclipe lançado em outubro de 2007, na edição especial do DVD do próprio filme.
Utopía rendeu bons frutos à Belinda, pois, foi indicada em duas categorias do GRAMMY Latino, de Melhor Canção por "Bella Traición" e Melhor Álbum Pop Feminino. E, no dia 18 de Outubro de 2007, Belinda ganhou dois prêmios no MTV Music Awards, nas categorias de Melhor Videoclipe do Ano e Melhor Cantora Solo. Em dezembro, a MTV transmitiu um pequeno reality show, intitulado "Belinda: Procurando a Utopía", com apenas uma temporada e três capítulos mostra a preparação e o dia-a-dia da cantora em sua turnê[11]. No final de 2007 e, início de 2008, lança os singles "If We Were" e "See A Little Light" nos Estados Unidos e Europa, com o objetivo de promover uma edição internacional de Utopía.
No ano seguinte, Belinda esteve envolvida no remix da canção "Te Quiero", do cantor Nigga, tendo um videoclipe lançado no dia 13 de Maio. Ainda neste ano, durante sua turnê na Europa, gravou "Your Hero", com o grupo italiano de punk Finley, com quem participou do Festival de Canção Italiana, fazendo com que a canção chegasse no 5° lugar[12]. Voltando ao México, no dia 25 de dezembro de 2008, Belinda estreia o filme "O Corajoso Ratinho Despereaux", onde dubla a voz da Princesa Pea[7].

Carpe Diem

Em 27 de julho de 2009, Belinda retorna as gravações para uma nova personagem de uma novela de Rosy Ocampo chamada Camaleones (br: Camaleões), onde contracena com Alfonso Herrera, Sherlyn e Pee Wee. Em 18 de agosto de 2009, chega, simultaneamente, às rádios do México, Argentina e Estados Unidos, a canção que pensava-se ser o primeiro single do terceiro álbum de Belinda, "Sal de Mi Piel", canção que foi tema principal da telenovela "Camaleões"[13].
Em fevereiro e março do ano seguinte, ao lado de vários outros artistas latinos, Belinda grava as canções "Somos El Mundo", "Ay Haití" e "Que Cante la Vida", os dois primeiro com o objetivo de ajudar as vítimas dos terremotos ocorridos no Haiti e o último no Chile[14][15].
No dia 23 de março de 2010, é lançado oficialmente o terceiro álbum da cantora, Carpe Diem, no México e Estados Unidos, bem como na Espanha e no Reino Unido[16]. Assim como Utopía, o álbum foi gravado em Los Angeles, mas, também em Miami e na Suécia, sob a batuta de uma gama de produtores[16]. Seu primeiro single, "Egoista", foi lançado em 8 de fevereiro de 2010 nas rádios e, conta com a participação do rapper estadunidense Pitbull[17]. Logo após o seu lançamento, precisamente dois dias, o álbum recebeu disco de ouro, por mais de 30.000 cópias vendidas no México[18]. Belinda também escreveu a canção "Lolita", que será o tema principal de Ninãs Mal, a primeira telenovela da MTV Latina.[19]

Discografia

Álbuns

Coletâneas / Edições Especiais

Albuns

  • 2007: If We Were
  • 2008: See a Little Light/Luz Sin Gravedad

DVDs

 Filmografia

Filmografia
Ano Filmes Personagem
2006 As Feras da Música 2 Marisol Durán
2008 O Corajoso Ratinho Despereaux Princesa Pea (Voz)
Telenovelas e Séries
Ano Título Personagem
2000 Amigos Para Sempre Ana Capistrán Vidal
2001 Aventuras no Tempo Violeta Flores / Rosenda
2002 Cúmplices de Um Resgate Mariana Cantú / Silvana Del Valle
2004 Corações ao Limite Elena Arellano Gómez (Elenita)
Bakán Ela Mesma (Participação Especial)
2007 O Mundo de Patty: A História Mais Bonita Ela Mesma (Participação Especial)
2009 Camaleões Valentina Izaguirre / Valentina Jaramillo
2010 Mujeres Asesinas 3 Anette Van Dirick
Reality Shows
Ano Título Personagem
2005 Diario de Belinda e Moderatto Ela Mesma
2006 Rock Dinner Ela Mesma
2007 Belinda, Buscando Utopía Ela Mesma
2009 MTV Fan Van Ela Mesma
Apresentação
Ano Título Personagem
2006 Os 100 Vídeos Mais Pops da MTV Ela Mesma
2007 Prêmio Juventude Ela Mesma

Turnês

  • 2004: Fiesta En La Azotea
  • 2007: Utopía Latina America Tour
  • 2011: Carpe Diem World Tour